Relógios de Pulso

Relógios de Pulso


Os relógios de pulso foram criados há mais de dois séculos, mas ainda é um dos acessórios mais utilizados por homens e mulheres de todas as idades, reunindo até mesmo colecionadores, pela sua variedade de modelos, e é claro, por sua utilidade prática.

História do Relógio de Pulso

Relógio Pulso Preto

O primeiro modelo do relógio de pulso foi criado pelo relojoeiro Abraham Louis Bréguet, em 1804, especialmente feito para irmã de Napoleão Bonaparte, Carolina Murat. Em 1868, o relógio de pulso foi comercialmente produzido por Athoni Patek e Adrien Phillipe, fundadores da empresa Patek-Phillipe, fazendo do relógio um adereço feminino.

A popularização do relógio de pulso, de fato, se deu pelo brasileiro Santos Dumont, com o objetivo de cronometrar o tempo de voo dos seus aviões. Naquele tempo, os relógios eram usados nos bolsos, presos a uma corrente, eram raros, um bem luxuoso e utilizados pela alta aristocracia. Pelo fato do aviador não poder utilizar das mãos para ver as horas, ele fez uma encomenda ao joelheiro Louis Cartier de um relógio que se fixasse no braço, facilitando o seu trabalho. Em 1904, ele foi criado, mas só em 1911 passou a ser comercializado, principalmente durante a Primeira Guerra Mundial.

Como escolher o relógio certo

Segundo dicas de consultores de moda, o relógio é um acessório bem vindo para todos os tipos de evento, dos informais até os mais formais, com exceção de festas que pedem “traje a rigor”.

Para a escolha do relógio de pulso ideal, é necessário estabelecer, primeiro, entre os vários tipos de relógios, um que atenda as suas necessidades, ou seja, se o objetivo é usá-lo em ocasiões formais ou informais. Depois, definir o modelo, entre analógico ou digital, o tipo de pulseira, o tamanho, o estilo e o limite de preço que está disposto a pagar.

Há várias marcas de relógios famosas, que são verdadeiros ícones de elegância, qualidade e tradição, mas que costumam cobrar um preço caro por isso. Nesse caso, o melhor é escolher uma marca, que atenda as suas necessidades e o seu gosto, estabelecendo uma relação de custo-benefício.

Relógios Masculinos

Para não errar, uma boa dica, é combinar a cor do relógio ou seus detalhes com os botões de metal, a fivela do sapato ou do cinto. Os modelos com pulseiras de couro são os mais tradicionais e os de pulseiras de metal são mais versáteis e duráveis, as prateadas são as mais indicadas por não chamarem tanto atenção quanto as douradas.

Modelos mais simples e de cores sóbrias são indicadas para ambientes profissionais. Os relógios esportivos podem ser mais coloridos e com pulseiras emborrachadas, dependendo do modelo da caixa do relógio, podem ser usadas em ambientes causais, informais ou esportivos. O ideal, é se possível, ter dois relógios, um para ocasiões formais, mais profissionais e especiais e outro mais esportivo para eventos casuais.

Relógios Femininos

Relógio Feminino Tommy

No caso das mulheres, o tamanho ideal do relógio deve atender o objetivo da composição das roupas. Se o intuito for um visual recatado, a regra é simples, mulheres mais altas devem optar por relógios maiores e mulheres pequenas por relógios menores. Mas se o objetivo da mulher baixa é chamar a atenção para um visual mais pesado, estiloso e ousado, é permitido abusar de relógios maiores.

Na composição de peças e acessórios junto ao relógio, prevalece o equilíbrio. O mais indicado é que a cor do relógio combine com outros acessórios, como brincos, anéis e e pulseiras, criando assim, um visual mais harmonioso. Com bom-senso, os relógios podem acompanhar pulseiras e anéis no mesmo braço. Se a roupa tiver muito brilho, use um relógio mais discreto e se quiser usar um relógio mais colorido, procure usar roupas em cores mais neutras.

Para a prática de esportes o ideal é privilegiar modelos mais despojados, confortáveis e esportivos e para ocasiões especiais, vale investir em um relógio mais sofisticados com detalhes e brilhos.

Relógios de Coleção

Há muitos colecionadores de relógios ao redor do mundo, eles podem reunir relógios da mesma época, modelo, designer, família, material ou uma mistura eclética. Para começar uma coleção é indicado estudar o assunto para descobrir marcas e relojoeiros. É possível estudar o assunto através de livros, internet, fóruns e comunidades. Depois de adquirir as peças, é necessário manter a coleção em local fresco e seco, de preferência em caixas especializadas.

 

Relógios <<-- Relógios de Pulso -->> Relógios Famosos

Topo